Pedro Passos Coelho tem luz verde para formar Governo

Written by  //  15 de Junho de 2011  //  Especial Eleições Antecipadas, Por Perto  //  No comments

Pedro Passos Coelho é o novo Primeiro-ministro de Portugal. O Presidente da República indigitou o líder social-democrata e abre assim caminho para os convites aos membros do futuro Governo.

Depois de cerca de 20 minutos a sós com Pedro Passos Coelho, Cavaco Silva divulgou uma nota onde anunciou a indigitação do Presidente do PSD para Primeiro-ministro. A confirmação surgiu no final da audiência entre o Presidente da República e os diferentes partidos com assento Parlamentar. Pedro Passos Coelho foi o último a entrar em Belém, acompanhado por Miguel Relvas e Miguel Macedo, secretário-geral do partido e líder parlamentar, respectivamente.

Pedro Passos Coelho não quis fazer o anuncio, mas poucos minutos depois de sair do Palácio de Belém, a presidência deu uma nota aos jornalistas que dizia o seguinte:

“Ouvidos os partidos representados na Assembleia da República, tendo em conta os resultados das eleições legislativas de 5 de Junho e o acordo de coligação estabelecido entre o Partido Social Democrata e o Centro Democrático Social-Partido Popular, o Presidente da República indigitou hoje o Presidente da Comissão Política Nacional do Partido Social Democrata, Dr. Pedro Passos Coelho, para o cargo de Primeiro-Ministro”

Fica assim aberto caminho para o novo Primeiro-ministro fazer os convites para o futuro Governo de coligação. O CDS deverá ficar com perto de 30 por cento do Executivo. Ministérios dos Negócios Estrangeiros, Administração Interna, Agricultura e Economia são pastas que Paulo Portas deverá ter negociado.

About the Author

Diogo Carreira

Sempre sem juízo, numa luta constante pela liberdade de imprensa e de expressão. Jornalista profissional desde 2008, mas com o bichinho da escrita e da imagem desde os gloriosos anos da primária. O gravador em mini K7 transformou-se num iPhone, a máquina fotográfica de rolo é agora uma digital. O papel e caneta? Esses são os mesmos.

View all posts by

Leave a Comment

comm comm comm