Passos Coelho e os ministros do PSD

Written by  //  21 de Junho de 2011  //  Especial Eleições Antecipadas, Por Perto  //  No comments

Um Governo de coligação implica escolhas e decisões. Conheça os ministros que Passos Coelho trouxe do PSD.

Pedro Passos Coelho – Primeiro Ministro

Nascido em Coimbra a 24 de Julho de 1964, Passos Coelho, de 47 anos, toma agora o lugar de Primeiro-Ministro de Portugal. É Licenciado em Economia pela Universidade Lusíada, tendo tido vários cargos de gestor e consultor em empresas financeiras. Em 1978 adere à JSD, sendo que liderou a Comissão Política Nacional da instituição até 1995. Na sua carreira política desempenhou vários cargos, de entre os quais o de vice-presidente da Comissão Política Nacional do PSD e  vice-presidente do grupo parlamentar do PSD. Candidata-se duas vezes à liderança do partido, sendo que vence à segunda.

Aguiar Branco – Ministro da Defesa

Aguiar Branco chega de novo ao Governo, desta vez para o Ministério da Defesa. 54 anos leva este advogado e político. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, é mais um advogado no executivo de Pedro Passos Coelho. Com uma vasta carreira política, Aguiar Branco foi ministro da Justiça no Governo de Santana Lopes e presidente da Assembleia Municipal do Porto. Uma das personalidades do partido, conta com vários cargos dentro da instituição e em 2010 candidatou-se mesmo à presidência do PSD, mas saiu derrotado.

 

Paula Teixeira da Cruz – Ministra da Justiça  

Paula Teixeira da Cruz, vice-presidente do PSD, chega ao Executivo de Pedro Passos Coelho para o Ministério da Justiça. Natural de  Luanda, é um das duas forças femininas do novo Governo. Antes de ingressar da vida política foi docente na Faculdade de Direito de Lisboa e na antiga Universidade Livre. Em 1995 torna-se militante do PSD, tendo feito parte da Comissão Política Nacional do partido e vereadora da Câmara Municipal de Lisboa.   Licenciada em Direito, apresenta um vasto currículo na área da advocacia.

 

Miguel Macedo – Ministro da Administração Interna

Miguel Macedo chega ao Ministério da Administração Interna depois de ter sido a cara da oposição ao Governo de José Sócrates. Nascido em Braga em 1959, é licenciado em Direito pela Universidade Coimbra. No passado político, o agora ministro da Administração Interna foi Secretário de Estado do Governo maioritário de Cavaco Silva entre 1993 e 1997. Foi também Secretário de Estado da Justiça e membro da Assembleia Municipal de Braga.

 


Miguel Relvas – Ministro dos Assuntos Parlamentares

Nascido em 1961, Miguel Relvas é licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais e actualmente lecciona a cadeira de Marketing Político no Curso de Gestão de Marketing no Instituto Superior de Comunicação Empresarial (ISCEM). A sua carreira política iniciou-a ainda jovem, em Tomar, na JSD da cidade.  Ocupou cargos como Secretário-geral do partido e Secretário de Estado da Administração local. Miguel Relvas foi também deputado à Assembleia da República em sete legislaturas.

About the Author

Diana Rodrigues

Aspirante a Jornalista, estudo Ciências da Comunicação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Apaixonada pela escrita e tudo o que ela envolve. Escrevo, leio e danço. Um caderno, um lápis, um livro e um mp3 são objectos essenciais. Fernando Pessoa dizia "Tenho em mim todos os sonhos do mundo", e apesar de não ter pessoas a viver dentro de mim, os sonhos também os tenho.

View all posts by

Leave a Comment

comm comm comm