“O número de vagas que está chega e sobra para as encomendas”

Written by  //  20 de Julho de 2011  //  Especial Exames Nacionais 2011, Por Perto  //  No comments

Quinta-feira inicia-se a primeira fase de candidaturas ao Ensino Superior, este ano com mais 82 vagas. O responsável pela acreditação dos cursos, afirma que para as necessidades actuais as vagas existentes são suficientes.

A primeira fase de candidaturas para aceder ao Ensino Superior começa já na próxima quinta-feira. Devido a mais 82 vagas, milhares de jovens têm este ano 54 068 vagas para preencher. No entanto, Alberto Amaral, presidente da Agência de Avaliação e acreditação do Ensino Superior (A3ES), afirma que as vagas actuais chegam perfeitamente para as necessidades.

Assim, Alberto Amaral diz que “globalmente, o número de vagas que está chega e sobra para as encomendas. Há um número significativo que não foi preenchido. Abrir mais vagas só se fosse para medicina”. Segundo o presidente da A3ES, só a passagem da escolaridade obrigatória para o 12º ano poderá provocar um aumento na procura e exigir mais vagas. Este diz ainda que “indivíduos que estão no mercado de trabalho e vêm adquirir novas competências”, os maiores de 23 anos, devem também ver resposta às suas necessidades.

Efectivamente, as vagas no Ensino Superior público para este ano lectivo 2011-2012 distribuem-se por 1 181 cursos, dos quais 176 são em regime pós-laboral e 10 em sistema de ensino à distância, uma modalidade que pode vir a ganhar adeptos futuramente. Alberto Amaral refere ainda que o sector privado deixa ainda muitas vagas por preencher e que o público também “não enche” na totalidade. O presidente da A3ES frisa então a “necessidade de criar outras formas de entrada, para os maiores de 23, cursos de actualização, ciclos curtos, formação à distância”.

Este ano nas universidades há 27 037 vagas no regime normal, 1 753 em pós-laboral e 30 de ensino à distância. Já nos institutos politécnicos existem 20 974 vagas no regime normal, 3 994 em pós-laboral e 280 de ensino á distância.

Quem quiser ingressar no Ensino Superior tem até 17 de Agosto para aceder ao site da Direcção-Geral do Ensino Superior e realizar a sua candidatura.

About the Author

Florbela Lourenço

Vinda do interior do país, estudo Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa. Gosto de ler, escrever e observar o que me rodeia. Tenho como objectivo trabalhar na área do jornalismo, sobretudo em televisão e/ou imprensa.

View all posts by

Leave a Comment

comm comm comm