Voluntariado em Portugal está abaixo da média europeia

Written by  //  1 de Dezembro de 2011  //  Solidariedade e Poupança  //  No comments


Um estudo revela que o voluntariado em Portugal tem valores de envolvimento bastante reduzidos em comparação com a média europeia. Tem havido, no entanto, um significativo aumento na participação dos portugueses em campanhas pontuais de solidariedade.

Segundo a investigação “Voluntariado em Portugal”, a participação dos portugueses em projectos de voluntariado (cerca de 12 por cento) está claramente abaixo da média europeia (24 por cento). O estudo, que será apresentado na próxima terça-feira, mostra, no entanto, que os portugueses têm vindo a participar cada vez mais em campanhas pontuais de solidariedade, como o Banco Alimentar Contra a Fome. Apesar de declarar que em Portugal não há uma cultura do voluntariado, o estudo considera interessante esta mobilização de voluntários em situações esporádicas.

A investigação realça que houve, na última década, um aumento do número de voluntários  e de organizações promotoras de voluntariado na União Europeia, estimando que 23 por cento a 24 por cento da população esteja envolvida em projectos de voluntariado. A participação dos habitantes dos países do norte da Europa, como a Holanda e a Suécia (40 por cento) contrasta com a dos países do sul da Europa, como Portugal, Espanha e Itália (níveis pouco superiores a 10 por cento).

Em relação às áreas de intervenção, percebe-se que o voluntariado em Portugal é dedicado aos serviços sociais (36 por cento), bem como todos os países do sul da Europa.

 

About the Author

Joana Isabel Carreto

Estudante no 3º ano de Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa. Apaixonada por sítios, cidades, países. Amante do essencial. Da compreensão, da autenticidade. De partir à descoberta. De arriscar. Das coisas boas da vida.

View all posts by

Leave a Comment

comm comm comm