FMI não quer dar tanto dinheiro à Grécia

Written by  //  20 de Fevereiro de 2012  //  De Longe  //  No comments

O Fundo Monetário Internacional tem dúvidas em relação à Zona Euro e não quer arriscar tanto dinheiro na Grécia. O FMI vai cortar a participação no novo empréstimo e ficar nos 13 mil milhões de euros.

O mundo quer passar a imagem de que apoia o novo plano de ajuda à Grécia mas os sinais vão em sentido oposto. O Wall Street Journal avança que o FMI não quer dar tanto dinheiro ao país neste segundo resgate, muito devido às dúvidas em relação à Zona Euro. O Fundo Monetário Internacional teme que esteja a ficar demasiado exposto aos países da moeda única e por isso a ajuda deve ficar nos 13 mil milhões de euros.

Até agora, o FMI entrava com um terço da ajuda aos países. Como a Grécia vai receber 130 mil milhões de euros, a participação do Fundo poderia chegar aos 40 mil milhões. Isto faz com que os países do Euro tenham de aumentar a participação neste novo resgate, algo que pode criar fricção em algumas regiões. Ainda assim, a Europa deve mesmo aprovar o empréstimo. Faltam ainda fechar alguns detalhes. A Europa quer controlar melhor as contas do país, o Banco Central Europeu tem de decidir se abdica dos lucros na compra de dívida grega e tem de ser fechado o perdão de dívida dos privados na ordem dos 100 mil milhões de euros.

About the Author

Diogo Carreira

Sempre sem juízo, numa luta constante pela liberdade de imprensa e de expressão. Jornalista profissional desde 2008, mas com o bichinho da escrita e da imagem desde os gloriosos anos da primária. O gravador em mini K7 transformou-se num iPhone, a máquina fotográfica de rolo é agora uma digital. O papel e caneta? Esses são os mesmos.

View all posts by

Leave a Comment

comm comm comm