Duas mulheres na corrida para missão espacial chinesa

Written by  //  13 de Março de 2012  //  Tecnociencia  //  No comments

A China pondera enviar, pela primeira vez, astronautas do sexo feminino numa missão espacial de acoplagem tripulada. Duas mulheres fazem parte da equipa de treinos, mas a decisão sobre se irão embarcar ainda não é conhecida.

Duas mulheres fazem parte do grupo de astronautas chineses que está a preparar para uma missão de acoplagem tripulada. Caso uma delas seja seleccionada para a viagem, será a primeira mulher chinesa a aventurar-se no espaço.

Os três astronautas seleccionados para embarcar, entre Junho e Agosto, vão ser escolhidos mais perto da data de lançamento, mas a inclusão de mulheres no processo de selecção é inédita. “As actividades de exploração espacial estariam incompletas sem a presença feminina”, defendeu Chen Shanguang, director do Centro de Astronautas da China.

Das candidatas, sabe-se apenas que têm à volta de 30 anos, são casadas e têm filhos. Exigências, aliás, requeridas no próprio processo de candidatura, devido à possibilidade das viagens espaciais afectarem a fertilidade das astronautas. “Temos de ser extra-cautelosos”, referiu Xu Xianrong, especialista da Força Aérea, “pois é uma situação sem precedentes na China”.

Para Xu Xianrong, os benefícios de astronautas no feminino prendem-se com a “maior estabilidade mental, melhor capacidade para lidar com a solidão e mais capacidades comunicacionais” das mulheres. A primeira astronauta a aventurar-se pelo espaço foi Valentina Tereshkova, pela então União Soviética, corria o ano de 1963.

About the Author

Cátia Soares

Estudante de Ciências da Comunicação. Sonhadora nata com vontade de aprender mais sobre o mundo e o jornalismo através de projectos tão (dez) interessantes quanto este.

View all posts by

Leave a Comment

comm comm comm