Primeiro-Ministro francês promete casamento e adopção de casais homossexuais em 2013

Written by  //  4 de Julho de 2012  //  De Longe  //  No comments

A adopção e o casamento de casais homossexuais devem ser legalizados já em 2013 em França. O anúncio foi feito pelo Primeiro-Ministro francês durante um discurso no Parlamento.

O Primeiro-Ministro de França, Jean-Marc Ayrault, num discurso professado esta terça-feira no Parlamento, afirmou que “no primeiro semestre de 2013 o direito ao casamento e à adopção será aberto a todos os casais, sem discriminação”. Acrescentou ainda que “a nossa sociedade evolui, os modos de vida e as mentalidades mudam. As aspirações novas afirmam-se” e “o governo responderá a elas”.

Na campanha eleitoral do actual presidente francês, François Hollande, já tinham sido feitas promessas sobre os direitos homossexuais. Uma ideia que parece unânime dentro do novo Governo de Paris. Numa entrevista publicada na última sexta-feira, no jornal “Le Parisien”, a Ministra da Família francesa, Dominique Bertinotti, referiu que os homossexuais vão poder realizar o casamento legal a partir de 2013.

Esta intenção foi, mais uma vez, anunciada num comunicado no passado fim-de-semana, antecedendo o Dia Internacional do Orgulho Gay e o tradicional desfile que se realizou. Nesse documento, o primeiro-ministro francês referiu que “todas as administrações do Estado, as autoridades administrativas independentes, os funcionários e em particular os professores serão sensibilizados sobre o objectivo da igualdade e da luta contra todos os preconceitos homofóbicos, que são a base da violência e de uma exclusão que não são toleráveis”.

Ayrault, no seu discurso desta terça-feira, proferiu ainda palavras que remetem para um trabalho iniciado na França, mas com esperanças na internacionalização: “a nível internacional, a França aproveitará todas as ocasiões para promover a descriminalização universal da homossexualidade”.

About the Author

Cintia Costa

O meu nome é Cíntia Tomaz da Costa, frequento o curso Ciências da Comunicação, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. O meu objectivo profissional é perseguir uma carreira no jornalismo. Gosto de escrever e ler, mas tenho interesses noutras áreas, como música, dança e desporto, nomeadamente voleibol. Gosto de viajar e conhecer novos lugares, novas pessoas e novos costumes.

View all posts by

Leave a Comment

comm comm comm