Técnicos da missão internacional voltam a Lisboa a 28 de Agosto

Written by  //  5 de Agosto de 2012  //  Por Perto  //  No comments

Os técnicos da União Europeia e do FMI vão voltar a analisar o programa de ajustamento português no final do mês. Esta vai ser a quinta avaliação, momento em que o lema “nem mais tempo, nem mais dinheiro” deve ficar por aqui.

Está definido o dia em que Portugal volta a ser visitado pelos técnicos da missão internacional. Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional vêm a Lisboa ver como está a ser implementado o programa de ajustamento. Os técnicos devem chegar à capital no dia 28 de Agosto para o quinto exame, numa altura em que o lema do Governo continua a ser “nem mais tempo, nem mais dinheiro”. Mas esta posição deve cair nesta visita. Isto porque o desemprego já está acima dos 15 por cento e as contas nacionais mostram que o défice em 4,5 por cento não deve ser atingível.

O Presidente da República espera “bom senso” dos credores e aguarda-se que o programa seja revisto. É possível que as três instituições aceitem alargar o prazo do programa português, tanto que a crise na Zona Euro está a aumentar os riscos para Portugal. A recessão em Espanha pode prejudicar o desempenho da economia nacional, uma vez que o país vizinho é o primeiro parceito comercial português.

About the Author

Diogo Carreira

Sempre sem juízo, numa luta constante pela liberdade de imprensa e de expressão. Jornalista profissional desde 2008, mas com o bichinho da escrita e da imagem desde os gloriosos anos da primária. O gravador em mini K7 transformou-se num iPhone, a máquina fotográfica de rolo é agora uma digital. O papel e caneta? Esses são os mesmos.

View all posts by

Leave a Comment

comm comm comm