Défice do primeiro semestre fica nos 6,8 por cento

Written by  //  29 de Setembro de 2012  //  Por Perto  //  No comments

O défice público no primeiro semestre ficou nos 6,8 por cento. Apesar de uma ligeira melhoria, face aos primeiros três meses do ano, os números estão  longe do objectivo definido pela troika que é de cinco por cento para este ano.

6,8 por cento foi a percentagem em que se situou o défice público durante os primeiros seis meses do ano corrente. Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados na passada sexta-feira, os resultados do primeiro semestre reflectem uma ligeira melhoria face aos primeiros três meses do ano.

No primeiro trimestre do ano, as contas públicas apresentavam um défice de 7,8 por cento, sendo que os três meses seguintes reflectiram uma descida, para os 5,9 por cento. Apesar da ligeira melhoria, os 6,8 por cento, que representam um valor deficitário de 5 597 milhões de euros nas contas públicas, estão ainda longe da meta estipulada pela troika de cinco por cento para este ano.

O Governo mantém a meta de cinco por cento estipulada pela Missão Internacional. Para conseguir cumprir este objectivo, é necessário que o défice das contas públicas nos próximos seis meses não ultrapasse os 3,2 por cento do PIB.

About the Author

Diana Rodrigues

Aspirante a Jornalista, estudo Ciências da Comunicação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Apaixonada pela escrita e tudo o que ela envolve. Escrevo, leio e danço. Um caderno, um lápis, um livro e um mp3 são objectos essenciais. Fernando Pessoa dizia "Tenho em mim todos os sonhos do mundo", e apesar de não ter pessoas a viver dentro de mim, os sonhos também os tenho.

View all posts by

Leave a Comment

comm comm comm