Dez mortos nas chuvas torrenciais em Espanha

Written by  //  29 de Setembro de 2012  //  De Longe  //  No comments

As chuvas torrenciais que nos últimos dias caem sobre Espanha já provocaram dez mortos. O sudeste de Espanha é a região mais afectada, com centenas de desalojados e muitos danos materiais.

Nos últimos dias registaram-se dez mortos devido às chuvas torrenciais que têm assolado várias regiões do sudeste de Espanha, nomeadamente Andaluzia, Múrcia e Valência. Em Múrcia registou-se a morte de uma criança de nove anos, que viajava com mais duas pessoas, entre as quais estava o irmão, também menor, e foram surpreendidos por uma tromba de água. Ainda em Múrcia foi encontrado um homem de 65 anos no seu veículo, e um motorista foi arrastado pela água quando tentava cruzar um canal. Em Almeria, na Andaluzia, registam-se três vítimas mortais. Em Málaga, também na Andaluzia, uma mulher morreu afogada. Outra mulher desaparecida em Lorca, localidade de Múrcia, foi encontrada já sem vida este sábado de manhã. No início da tarde, a imprensa espanhola anunciava dez mortos.

Na região da Andaluzia centenas de pessoas ficaram desalojadas. Já na região de Valência, 35 pessoas ficaram feridas, devido a um tornado que passou pelas instalações onde decorria uma feira, na cidade de Gandia. Mas registam-se outras cenas desoladoras: estradas cortadas, transportes públicos afectados pela chuva, árvores arrancadas, pontes destruídas, várias zonas sem água nem electricidade, e fortes trombas de água e barro correm nas ruas e cobrem o pavimento e mesmo algumas casas.

As chuvas varreram o sul do país, e em seguida deslocaram-se para leste. A situação de risco melhorou, mas as chuvas sobem agora para o norte, em direcção a Barcelona e Ilhas Baleares, ao longo do litoral mediterrânico. A Agência Estatal de Meteorologia activou o alerta vermelho na província de Málaga devido às chuvas previstas para este sábado, bem como nas províncias de Granada, Sevilha, Almeria e Córdoba. Os portos de Valência e o de Sagunto foram fechados durante a noite de sexta-feira, mas reabriram de manhã, segundo as autoridades espanholas.

About the Author

Cintia Costa

O meu nome é Cíntia Tomaz da Costa, frequento o curso Ciências da Comunicação, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. O meu objectivo profissional é perseguir uma carreira no jornalismo. Gosto de escrever e ler, mas tenho interesses noutras áreas, como música, dança e desporto, nomeadamente voleibol. Gosto de viajar e conhecer novos lugares, novas pessoas e novos costumes.

View all posts by

Leave a Comment

comm comm comm