União Europeia recebe Prémio Nobel da Paz

Written by  //  12 de Outubro de 2012  //  De Longe  //  No comments

A União Europeia é a vencedora do Nobel da Paz deste ano. Para Jacques Delors, este prémio tem uma mensagem “moral e política” num momento em que existem “muitas críticas, estatísticas e prognósticos desfavoráveis à União Europeia”.

O Prémio Nobel da Paz já tem destinatário e este ano vai ser atribuído à União Europeia (UE). Criada em 1951 com o intuito de unir os países abalados pela I e II Guerras Mundiais, esta união política e económica é agora distinguida pelo Comité Nobel, que anunciou a sua decisão esta sexta-feira.

Para Jacques Delors, antigo presidente da Comissão Europeia, a atribuição deste prémio representa uma mensagem “moral e política”. “É um prémio moral no sentido em que saúda os países que, reconhecendo a sua atitude do passado, fizeram a paz entre eles. É um prémio político porque surge num momento em que há muitas críticas, muitas estatísticas, prognósticos desfavoráveis à UE”, afirmou.

Por sua vez, Durão Barroso disse que este prémio “é uma grande honra para a totalidade dos 500 milhões de cidadãos da UE, para todos os Estados membros e todas as instituições europeias”. Para o actual presidente da Comissão Europeia, a atribuição deste prémio “mostra que, mesmo nestes tempos difíceis, a UE continua a ser uma aspiração para países e cidadãos em todo o mundo, e que a comunidade internacional necessita de uma UE forte”.

About the Author

Diana Rodrigues

Aspirante a Jornalista, estudo Ciências da Comunicação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Apaixonada pela escrita e tudo o que ela envolve. Escrevo, leio e danço. Um caderno, um lápis, um livro e um mp3 são objectos essenciais. Fernando Pessoa dizia "Tenho em mim todos os sonhos do mundo", e apesar de não ter pessoas a viver dentro de mim, os sonhos também os tenho.

View all posts by

Leave a Comment

comm comm comm