Merkel quer baixar impostos

Written by  //  13 de Outubro de 2012  //  De Longe  //  No comments

Angela Merkel quer baixar os impostos na Alemanha. A Chanceler alemã é uma das grandes defensoras da austeridade, mas acredita que estimular o consumo interno no país vai beneficiar a economia europeia.

Com as eleições na Alemanha à porta, Angela Merkel defende uma baixa de os impostos no país. As eleições na Alemanha são já no próximo ano. Segundo Angela Merkel, a redução dos impostos vai permitir estimular o consumo interno e assim ajudar a Zona Euro. “É nossa missão estimular a economia europeia”, disse a chanceler alemã, numa conferência de imprensa, esta quinta-feira, em Berlim, citada pelo Le Figaro.

Depois de uma reunião com o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, Angela Merkel considerou que a redução de impostos iria levar a um maior consumo interno na Alemanha. Desta forma, o país “seria capaz de comprar produtos importados de outros países da União Europeia” e iria estimular o crescimento da economia da Europa. A chanceler revelou que a Alemanha tem sido afectada pelo “colapso das economias de alguns países da Zona Euro”. Afectado pela crise dos países europeus, o governo só espera uma taxa de crescimento de um por cento este ano. Uma valor reduzido para um Estado que, em 2011, registou um crescimento de três por cento, de acordo com o Financial Times.

Numa altura em que até o crescimento das economias asiáticas está a abrandar, Angela Merkel teme que a Alemanha corra o “grande perigo” de cair na mesma recessão que afecta a Zona Euro. Quando questionada sobre a vontade do Fundo Monetário Internacional (FMI), de fornecer tempo adicional à Grécia para o cumprimento dos seus termos de resgate, a alemã afirmou que essa decisão cabe à ‘troika’ (Comissão Europeia, FMI e Banco Central Europeu).

About the Author

Cátia Carmo

Praticante assídua de vários tipos de desporto e amante da escrita, desde os meus 11 anos que decidi lutar para conjugar, profissionalmente, estas minhas duas paixões através de uma só: o jornalismo. Agora estudante de Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa vejo, aos poucos, o sonho a tornar-se realidade.

View all posts by

Leave a Comment

comm comm comm