Astrónomos descobrem planeta acompanhado por quatro sóis

Written by  //  17 de Outubro de 2012  //  Tecnociencia  //  No comments

Astrónomos norte-americanos descobriram um planeta iluminado por quatro estrelas. A descoberta chama-se PH1, é seis vezes maior do que a Terra e encontra-se a cinco mil anos-luz desta.

O planeta PH1 orbita duas estrelas, sendo que estas são orbitadas por outras duas, segundo a descoberta de Kian Jek e Robert Gagliano. Estes são dois astrónomos amadores integrados no projecto Planethunters.org desenvolvido pela Universidade de Yale. A descoberta ocorreu enquanto os astrónomos reviam os dados de um telescópio Kepler da NASA.

PH1 tem então um sistema planetário circumbinário duplo e a distância das suas estrelas mais longínquas é igual a 900 vezes o espaço que afasta a Terra do Sol. De acordo com a descoberta, é possível que o planeta seja um gigante gasoso, seis vezes maior que a Terra e que se encontre a cinco mil anos-luz desta. Até agora conheciam-se apenas seis planetas iluminados por dois sóis, sendo o PH1 o único rodeado por quatro sóis.

Os dados e resultados da descoberta foram revelados na passada segunda-feira, durante a reunião anual do Departamento de Ciências Planetárias da Sociedade Astronómica Norte-americana, na cidade de Reno, Nevada, EUA. O “Astrophysical Journal” vai publicar um artigo sobre o estudo, mas para já este encontra-se disponível online.

About the Author

Florbela Lourenço

Vinda do interior do país, estudo Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa. Gosto de ler, escrever e observar o que me rodeia. Tenho como objectivo trabalhar na área do jornalismo, sobretudo em televisão e/ou imprensa.

View all posts by

Leave a Comment

comm comm comm