Já se negoceia perdão da dívida dos países à Grécia mas Merkel diz não

Written by  //  28 de Outubro de 2012  //  De Longe  //  No comments

A Grécia tem em cima da mesa um novo perdão de dívida, mas desta vez seriam os próprios países a não receber o dinheiro de volta. Estados como a Alemanha já vieram dizer que isso é “irreal”, apesar dos bancos já terem perdido dinheiro.

Os credores internacionais vão propor à União Europeia um perdão da dívida da Grécia, mas agora quem vai perder dinheiro são, principalmente, os contribuintes dos Estados-membros da União e outro países, avançar o Der Spiegel. Os técnicos do Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu propõe que haja um novo perdão de dívida ao país mas que desta vez sejam os credores institucionais, ou seja, quem ficaria sem receber o dinheiro seriam principalmente os países. Da última vez, a Grécia obteve um perdão de dívida por parte dos credores privados, isto é, principalmente foram os bancos que perderam dinheiro.

Mas esta não vai ser uma decisão fácil. Primeiro, vários países já disseram que não concordam com esta medida excepcional, tanto que Wolfgang Schäuble, ministro das Finanças de Angela Merkel, garante que esta é uma ideia “irreal”. Já O Banco Central Europeu diz que não há forma deste perdão ir em frente por parte do regulador, uma vez que os Tratados Europeus proíbem o BCE de financiar os Estados. A proposta deverá ser discutida no próximo encontro de líderes europeus.

About the Author

Diogo Carreira

Sempre sem juízo, numa luta constante pela liberdade de imprensa e de expressão. Jornalista profissional desde 2008, mas com o bichinho da escrita e da imagem desde os gloriosos anos da primária. O gravador em mini K7 transformou-se num iPhone, a máquina fotográfica de rolo é agora uma digital. O papel e caneta? Esses são os mesmos.

View all posts by

Leave a Comment

comm comm comm