Google quer substituir utilização de palavras-passe por dispositivo USB

Written by  //  20 de Janeiro de 2013  //  Tecnociencia  //  No comments

usbUtilizar palavras-passe para se identificar em serviços online deverá deixar de ser necessário. A Google está a desenvolver um dispositivo USB que permite substituir, de forma mais segura e eficaz, as senhas.

A Google está a testar o aparelho USB YubiKey, que permite aceder a páginas Web de forma segura e intransmissível, sem necessidade de palavras-passe. O dispositivo, que até agora foi apenas testado em serviços da Google, é considerado pelos autores do estudo mais prático e fiável do que a utilização de senhas.

“Tal como muita gente da indústria, sentimos que palavras-passe e ferramentas simples, como cookies, não são suficientes para manter os utilizadores seguros”, pode ler-se no artigo do vice-presidente de segurança da Google, Eric Groose, e do engenheiro Mayank Upadhyay. O objectivo é que o aparelho se espalhe a outras paginas Web, trabalhando em sistema sem fios e permitindo aceder a todas as contas do utilizador.

“Teremos de conseguir alguma forma de desbloquear o ecrã, talvez palavras-passe ou algo mais”, afirma Grosse. “Mas a ferramenta de autenticação será algo como aquilo que propomos ou uma peça de hardware equivalente”. A ideia de implementar um sistema USB em substituição das senhas não é nova, mas as tentativas não têm tido sucesso, devido à pela necessidade dos websites se adaptarem ao sistema. Os autores do estudo acreditam, porém, que a associação à marca Google abra portas à YubiKey.

About the Author

Cátia Soares

Estudante de Ciências da Comunicação. Sonhadora nata com vontade de aprender mais sobre o mundo e o jornalismo através de projectos tão (dez) interessantes quanto este.

View all posts by

Leave a Comment

comm comm comm