David Cameron quer referendo sobre a União Europeia

Written by  //  23 de Janeiro de 2013  //  De Longe  //  No comments

David CameronDavid Cameron prometeu realizar um referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia. A acontecer, o referendo será feito depois das Legislativas em 2015 e se os Conservadores vencerem as eleições.

David Cameron anunciou esta sexta-feira a possibilidade de realizar um referendo sobre a União Europeia. Em cima da mesa está o “sim” ou “não” dos britânicos sobre a continuação do Reino Unido na comunidade que é neste momento composta por 27 estados membros. A realizar-se, este referendo só deverá ser feito depois das eleições Legislativas no país, em 2015 e se o partido Conservador conseguir a vitória e David Cameron a manutenção do cargo de Primeiro-ministro.

Antes  do referendo, o Primeiro-ministro britânico quer também uma nova renegociação sobre a posição e relacionamento do país na comunidade. Se essas negociações  correrem como espera, então Cameron promete fazer uma campanha “de alma e coração” para que o país se mantenha na comunidade europeia.

Enquanto os conservadores e mais eurocépticos acompanharam com agrado o discurso de David Cameron, já o partido Trabalhista não partilha da mesma opinião. Apesar de aceitar a necessidade de mudança, Douglas Alexander, membro do partido, explicou que ameaçar sair não é a melhor opção. “Não me parece que a melhor maneira de conseguir mudança num clube de 27 membros seja a de ir para a porta e exigir mudanças ou ameaçar sair”, afirmou.

About the Author

Diana Rodrigues

Aspirante a Jornalista, estudo Ciências da Comunicação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Apaixonada pela escrita e tudo o que ela envolve. Escrevo, leio e danço. Um caderno, um lápis, um livro e um mp3 são objectos essenciais. Fernando Pessoa dizia "Tenho em mim todos os sonhos do mundo", e apesar de não ter pessoas a viver dentro de mim, os sonhos também os tenho.

View all posts by

Leave a Comment

comm comm comm