Portugal é “um mercado de mercados” e “representa um mar de oportunidades”

Written by  //  26 de Janeiro de 2013  //  Por Perto  //  No comments

pedro-passos-coelho-3203Depois de Portugal regressar aos mercados, Pedro Passos Coelho defende que o país é uma “ponte de ligação entre a Europa, a América Latina e Caraíbas”. Em visita ao Chile, o primeiro-ministro afirmou que o país é “um mar de oportunidades e um elo privilegiado entre continentes”.

Se em tempos Pedro Passos Coelho convidou os portugueses a procurar oportunidades lá fora, este sábado o primeiro-ministro afirma que Portugal é “um verdadeiro mercado de mercados” e que “representa um mar de oportunidades”. As afirmações foram feitas em visita a Santiago do Chile, numa intervenção na IV Cimeira Empresarial União Europeia/ América Latina e Caraíbas (UE/CELAC).

Segundo o primeiro-ministro, “Portugal é um dos poucos países que mantêm simultaneamente ligações políticas, comerciais, económicas, culturais e linguísticas com todas as regiões e economias emergentes do globo”. Para além disso, está “integrado em diversas redes institucionais”, sendo por isso uma “ponte de ligação entre a Europa, a América Latina e Caraíbas, por um lado, e simultaneamente, entre essas duas regiões e os continentes africano e asiático”.

Seguindo este raciocínio e destacando ainda a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), Passos Coelho disse então que “dessa perspectiva, Portugal é, conjuntamente com cada um dos países dessa comunidade, um verdadeiro mercado de mercados”, representando “um mar de oportunidades e um elo privilegiado entre continentes, regiões e países diversos”.

Para o primeiro-ministro “verifica-se hoje uma atenção redobrada no sentido de a Europa se abrir ao mundo e estabelecer novas parcerias económicas, comerciais e políticas”, algo para que Portugal pode contribuir, tal como em tempos já aconteceu, relembrou.

About the Author

Florbela Lourenço

Vinda do interior do país, estudo Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa. Gosto de ler, escrever e observar o que me rodeia. Tenho como objectivo trabalhar na área do jornalismo, sobretudo em televisão e/ou imprensa.

View all posts by

Leave a Comment

comm comm comm