Biblioteca da Universidade de Coimbra faz 500 anos

Written by  //  29 de Janeiro de 2013  //  Falando Disso  //  No comments

bibliotecaA Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra celebra este ano cinco séculos de existência. O edifício alberga um acervo cujo valor estimado ultrapassa os dois milhões de euros.

A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra comemora este ano o seu  500.º aniversário. A origem do edifício, do qual faz parte a Biblioteca Joanina e uma construção central inaugurada no século passado, antecede a transferência da primeira universidade portuguesa de Lisboa para Coimbra.

“Apesar de não se conhecer nenhum documento oficial atestando a fundação da biblioteca, a existência da Casa da Livraria é expressamente referida numa acta de 12 de Fevereiro de 1513”, divulgou a assessoria da Universidade de Coimbra. O documento permite mostrar que pelo menos esta parte do edifício já estava em funcionamento no início do século XVI.

“O benefício do depósito legal, que [a biblioteca] detém desde 1932, bem como as aquisições, doações e incorporações várias, trouxeram-lhe um progressivo e vultuoso crescimento”, pode ler-se no site da Universidade de Coimbra. Do acervo da Biblioteca Geral, cujo valor estimado é de dois milhões de euros, fazem parte manuscritos, mapas, publicações periódicas e livros.

About the Author

Cátia Soares

Estudante de Ciências da Comunicação. Sonhadora nata com vontade de aprender mais sobre o mundo e o jornalismo através de projectos tão (dez) interessantes quanto este.

View all posts by

Leave a Comment

comm comm comm