Emissões de ozono em Portugal ficam acima das metas europeias

Written by  //  7 de Fevereiro de 2013  //  Por Perto  //  No comments

pollutionTodos os estados-membro da União Europeia, com excepção da Estónia, ultrapassaram os valores de emissão de ozono estipulados. Portugal foi um dos sete países que atingiu níveis de alerta.

As emissões poluentes de ozono em Portugal ficaram, no Verão de 2012, acima das metas definidas pela União Europeia. Tal como na Bélgica, em França, na Alemanha, na Grécia, em Itália e em Espanha, em Portugal chegou mesmo a atingir-se o limiar de alerta.

Com excepção da Estónia, todos os estados-membros ultrapassaram as emissões acordadas, contribuindo para que a média de emissões europeia fique 28 por cento acima das previsões da União Europeia. As maiores concentrações verificaram-se, à semelhança dos anos anteriores, na zona Mediterrânica.

Apesar do incumprimento quase geral, as emissões registadas foram as mais baixas desde 1997, o ano em que começaram os registos. As condições climatéricas, como a luz solar e a temperatura, são uma possível explicação para a redução dos valores, bem como as reacções químicas registadas com outros poluentes atmosféricos.

About the Author

Cátia Soares

Estudante de Ciências da Comunicação. Sonhadora nata com vontade de aprender mais sobre o mundo e o jornalismo através de projectos tão (dez) interessantes quanto este.

View all posts by

Leave a Comment

comm comm comm