Missão espacial russa volta a integrar mulheres, 17 anos depois

Written by  //  7 de Março de 2013  //  Tecnociencia  //  No comments

lancamento espacialElena Serova vai ser a primeira mulher astronauta russa em quase duas décadas a fazer parte de uma missão espacial. Este ano marca o 50.º aniversário da primeira viagem espacial no feminino.

A cosmonauta russa Elena Serova vai fazer parte de uma missão espacial em 2014, tornando-se a primeira mulher astronauta do país a participar num voo espacial desde 1997. Uma outra mulher, Ana Kikina, integra o grupo de candidatos a cosmonautas que vai prestar provas de selecção para futuros voos.

Serova, engenheira de voo, vai passar seis meses na Estação Espacial Internacional (EEI) através da Expedição 42. “O seu programa de trabalho a bordo da EEI não tem nada de extraordinário”, referiu Alexei Temerov, do centro de preparação de astronautas. “Será um programa científico regular. Não está prevista uma saída para o espaço”.

A astronauta irá tornar-se a quarta mulher soviética a participar numa missão espacial, 50 anos depois da chegada da mulher ao espaço. A soviética Valentina Terechkova foi a primeira a alcançar o feito, ao participar numa missão em Junho de 1963. Desde então, apenas duas outras cosmonautas soviéticas, Svetlana Savitskaia e Elena Kondakova, estiveram no espaço.

About the Author

Cátia Soares

Estudante de Ciências da Comunicação. Sonhadora nata com vontade de aprender mais sobre o mundo e o jornalismo através de projectos tão (dez) interessantes quanto este.

View all posts by

Leave a Comment

comm comm comm