Aquecimento global está na origem dos Invernos rigorosos

Written by  //  2 de Abril de 2013  //  Tecnociencia  //  No comments

chuvaFarto de chuva e frio? A culpa é do aquecimento global, aponta uma equipa de cientistas do Instituto de Potsdam, na Alemanha. A Europa e os Estados Unidos da América enfrentam pelo quarto ano consecutivo  um clima rigoroso durante o final do Inverno.

A Primavera já chegou, mas o mau tempo continua a assolar a Europa e os Estados Unidos da América. A causa de um final de Inverno tão rigoroso, fenómeno que se regista há quatro anos nas duas zonas, deve-se ao aquecimento global, acreditam os cientistas do Instituto de Potsdam para a Pesquisa do Impacto Climático, na Alemanha.

A subida das temperaturas nos Pólos tem causado o degelo da calota polar do Oceano Árctico, levando o mar a absorver a radiação solar. Esta é libertada gradualmente para atmosfera, dando origem à formação de uma massa de ar frio e húmido. “O aquecimento está a provocar a formação de uma massa de ar polar entre o oceano e a atmosfera, massa essa que irá deslocar para sul”, confirmou Dim Coumou, investigador alemão.

Os efeitos da massa árctica têm-se feito sentir no hemisfério norte, alterando os padrões climáticos observados em vários países. No início 2012, o Inverno europeu bateu recordes e foi o mais frio desde 2006.

About the Author

Cátia Soares

Estudante de Ciências da Comunicação. Sonhadora nata com vontade de aprender mais sobre o mundo e o jornalismo através de projectos tão (dez) interessantes quanto este.

View all posts by

Leave a Comment

comm comm comm