Professor que gesticula, aluno que assimila

Written by  //  11 de Abril de 2013  //  Tecnociencia  //  No comments

professorExprimir-se com as mãos enquanto ensina é o truque para conquistar a atenção dos alunos, mostra um estudo norte-americano. A disciplina de matemática, em especial conceitos abstractos, é melhor entendida quando o ensino é complementado com o uso de gestos.

Apoiar a exposição da matéria escolar com gestos é uma das dicas para melhorar o ensino de matemática, defende um estudo norte-americano. Ao adoptar esta técnica, os professores provocam um maior estímulo no cérebro dos alunos, permitindo que estes entendam melhor a matéria e consigam resultados mais satisfatórios.

“Quando observamos alguém a gesticular, as áreas do nosso cérebro que correspondem a essas acções são estimuladas”, explicou Kimberly Fenn, co-autora do estudo e professora na Universidade do Michingan, à BBC. A investigação, que incluiu alunos dos 7 aos 10 anos, comprova a importância dos gestos, em particular no que diz respeito à assimilação de conceitos abstractos.

Matemática é a disciplina do Ensino Básico onde os alunos portugueses apresentam mais dificuldades. Em 2012, a média nacional na prova de aferição da disciplina referente ao 4.º ano de escolaridade foi de 53,9 por cento.

About the Author

Cátia Soares

Estudante de Ciências da Comunicação. Sonhadora nata com vontade de aprender mais sobre o mundo e o jornalismo através de projectos tão (dez) interessantes quanto este.

View all posts by

Leave a Comment

comm comm comm