Dezcoberta: Porque temos impressões digitais?

Written by  //  22 de Abril de 2013  //  Dezcobertas  //  No comments

As impressões digitais formam-se antes de nascermos e só desaparecem quando morremos e o corpo se começa a decompor. Mas para que servem? Porque é que são diferentes até em irmãos gémeos idênticos? Já agora, sabia que é possível nascer sem impressões digitais?

Impressao digital

Na verdade as impressões digitais não têm qualquer utilidade. Mas já tiveram. Os nossos antepassados possuíam uma espécie de elevação enrugada nos dedos que funcionava como antiderrapante, ajudando-os a agarrar com mais firmeza presas e objectos. À medida que o homem foi evoluído, essa característica deixou de ser tão necessária foi desaparecendo, deixando como vestígio as impressões digitais.

As impressões digitais de gémeos idênticos têm várias correspondências entre si, mas nunca são totalmente iguais. Durante o desenvolvimento no ventre da mãe, os fetos não ocupam a mesma posição e cada um é afectado por diferentes forças mecânicas, o que faz com que as impressões digitais se desenvolvam de forma diferente.

sindrome de nagali

Cerca de três mil pessoas no mundo que nascem com os dedos totalmente lisos. Deve-se a uma anomalia genética muito rara, conhecida por síndrome de Nagali, que impede a formação das impressões digitais.

About the Author

Filha de pai argelino e mãe portuguesa. Vivi em França, Marrocos e actualmente Portugal. Estudei Ciências e Tecnologias na ESJBV e tirei o curso de Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa.

View all posts by

Leave a Comment

comm comm comm