Mais de um milhão de portugueses fez voluntariado em 2012

Written by  //  23 de Abril de 2013  //  Por Perto  //  No comments

voluntariadoO trabalho voluntário foi responsável, em 2012, por cerca de um por cento do Produto Interno Bruto. O Centro do país e a região de Lisboa são as zonas onde mais se pratica voluntariado.

Cerca de 11,5 por cento dos portugueses com 15 ou mais anos, ou seja 1 040 000 pessoas, efectuou trabalho voluntário durante 2012. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), a actividade contribuiu para cerca de um por cento do total do Produto Interno Bruto Nacional.

Estima-se que cada voluntário tenha dedicado 29 horas semanais à actividade, com mais de metade dos inquiridos a colaborar com uma organização ou instituição. O Centro e a região de Lisboa são os locais onde mais pessoas praticam voluntariado, superando a média nacional.

 Para 51,4 por cento dos inquiridos, as tarefas são praticadas a título ocasional, enquanto os restantes são voluntários regularmente. Apesar da sua “pouca visibilidade estatística”, o voluntariado “constitui um recurso crucial de resolução de muitos problemas sociais, económicos e ambientais da actualidade”, pode ler-se no documento do INE.

About the Author

Cátia Soares

Estudante de Ciências da Comunicação. Sonhadora nata com vontade de aprender mais sobre o mundo e o jornalismo através de projectos tão (dez) interessantes quanto este.

View all posts by

Leave a Comment

comm comm comm