População de elefantes na África Central desceu 62 por cento

Written by  //  30 de Abril de 2013  //  Tecnociencia  //  No comments

elefanteO número de elefantes existentes na África Central caiu 62 por cento entre 2002 e 2011. Se não forem tomadas medidas, o elefante africano da floresta estará em risco de extinção já na próxima década.

A população de elefantes africanos da floresta existente na África Central desceu 62 por cento na passada década, mostra um estudo publicado no PloS One. A caça furtiva, potenciada pelo marfim, é uma das principais causas do fenómeno.

 “Embora estivéssemos à espera de ver estes resultados, ficámos chocados ao saber que o declínio ao longo de uma mera década foi de 62 por cento”, revelou a bióloga Fiona Maisels, uma das autoras do relatório, citada pela BBC. Um terço das áreas onde esta espécie costumava viver são agora perigosas para os elefantes africanos da floresta.

“Esperamos que estes números ajudem a convencer os decisores que existe um problema”, afirmou Maisels. Os cientistas acreditam que “é imperativa uma acção rápida, efectiva e a vários níveis”, de forma a evitar que a espécie seja extinta no curso da próxima década.

About the Author

Cátia Soares

Estudante de Ciências da Comunicação. Sonhadora nata com vontade de aprender mais sobre o mundo e o jornalismo através de projectos tão (dez) interessantes quanto este.

View all posts by

Leave a Comment

comm comm comm