Passos aumenta horário de trabalho e idade de reforma da função pública

Written by  //  3 de Maio de 2013  //  Por Perto  //  No comments

pedro passos coelho, noite eleitoral, psdA função pública vai passar a trabalhar 40 horas semanais e a idade da reforma sem penalizações avança para os 66 anos. Estas foram algumas das medidas anunciadas por Passos Coelho e que representam uma poupança de cerca de 4,8 mil milhões de euros até 2015.

Pedro Passos Coelho anunciou esta sexta-feira novas medidas de austeridade para o país. O objectivo era compensar o chumbo do Orçamento de Estado pelo Tribunal Constitucional, anunciando medidas que substituam o corte dos subsídios de Natal e de férias dos funcionários Públicos.

Os mais visados destas medidas que o Primeiro-ministro disse ser “estruturais e permanentes” são novamente os funcionários públicos que viram aumentar a idade da reforma sem penalizações para os 66 anos, assim como passam a trabalhar 40 horas semanais. Em vista está também uma revisão da tabela remuneratória pública, no sentido de aproximar os salários da administração pública “aos praticados pela economia”.

Em cima da mesa está também um plano de rescisões amigáveis, que deverá abranger cerca de 30 mil trabalhadores. Já os reformados e pensionistas vão ver os regimes de bonificação de tempos de serviço eliminados.

Aproximar os regimes laborais do público e do privado é ponto assente neste programa, que segundo Passos Coelho irá fazer uma poupança de 4,8 mil milhões de euros até 2015. O Primeiro-ministro explicou que estas medidas não estão fechadas e que pretende uma “discussão aberta sobre todas elas”, com os parceiros sociais e os partidos da oposição.

About the Author

Diana Rodrigues

Aspirante a Jornalista, estudo Ciências da Comunicação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Apaixonada pela escrita e tudo o que ela envolve. Escrevo, leio e danço. Um caderno, um lápis, um livro e um mp3 são objectos essenciais. Fernando Pessoa dizia "Tenho em mim todos os sonhos do mundo", e apesar de não ter pessoas a viver dentro de mim, os sonhos também os tenho.

View all posts by

Leave a Comment

comm comm comm