Dezcoberta: Porque é que as grávidas desejam certos alimentos?

Written by  //  6 de Maio de 2013  //  Dezcobertas  //  No comments

Acordar a meio da noite com vontade de comer pipocas com ovo. Mas as coisas podem ficar ainda mais bizarras. Muitas mulheres que passaram pela gravidez dizem ter sentido vontade de comer terra, tijolos, sabão, flores ou mesmo beber sangue. Será tudo psicológico ou há uma explicação?

Na verdade existem dois grandes factores que levam as mulheres grávidas a sentir desejos. As hormonas que regulam a gravidez alteram a composição da saliva, fazendo que as substâncias passem a ter outro sabor. É isto que faz com que certas mulheres deixem de gostar de determinados alimentos e passem a gostar de outros. Também explica a tentação de fazer combinações de paladar extravagantes.

gravidez

Segundo a teoria mais aceite actualmente, a vontade repentina de comer certos alimentos ocorre quando o corpo tem necessidade de um nutriente em específico. Ao longo do tempo, o nosso organismo habitua-se a associar determinados alimentos com as necessidades nutritivas. Por exemplo, o desejo por terra ou sangue está associado à falta de ferro.

carne

Não é por acaso que, no último trimestre de gravidez, muitas mulheres sentem vontade de comer carne mal passada. Nessa fase, muitas grávidas sofrem de anemia.

About the Author

Filha de pai argelino e mãe portuguesa. Vivi em França, Marrocos e actualmente Portugal. Estudei Ciências e Tecnologias na ESJBV e tirei o curso de Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa.

View all posts by

Leave a Comment

comm comm comm