Migração de aves sofre alterações devido à subida do nível da água do mar

Written by  //  9 de Maio de 2013  //  Tecnociencia  //  No comments

aves migratoriasAs zonas de alimentação que integram os percursos migratórios de aves estão ameaçadas pelo aumento do nível dos oceanos. Com a contínua subida do nível das águas, a população de aves que realizam migração anual corre risco de sofrer uma redução de 70 por cento.

O fluxo de migração de aves está a ser alterado devido à subida do nível da água do mar, revela um estudo do Programa Nacional de Pesquisa Ambiental australiano (NERP). Cerca de 20 a 30 por cento das principais zonas de alimentação das aves que realizam migração anual está ameaçada, temendo-se que algumas dessas áreas costeiras se percam dentro de algumas décadas.

“Se as aves não puderem parar nessas zonas de abastecimento, poderão não ser capazes de completar a viagem para territórios de nidificação”, explica Richaed Fuller, do NERP, citado pela AFP. O fuselo, o pilrito, a tarambola-dourada-pequena e a seixoeira são algumas das espécies em risco.

Também o crescimento urbano para a zona costeira e a utilização de terrenos litorais para a agricultura está a restringir as zonas de alimentação das aves. A equipa do NERD encontra-se a desenvolver estudos para apurar a verdadeira dimensão do problema.

About the Author

Cátia Soares

Estudante de Ciências da Comunicação. Sonhadora nata com vontade de aprender mais sobre o mundo e o jornalismo através de projectos tão (dez) interessantes quanto este.

View all posts by

Leave a Comment

comm comm comm