Holanda converte igrejas em livrarias e cafés

Written by  //  19 de Maio de 2013  //  De Longe  //  No comments

selexyz-bookstore-maastricht3Na Holanda está a surgir uma ideia inovadora: a de transformar antigas Igrejas em livrarias, cafés e casas de espectáculos. A tendência poderá aumentar devido a um número cada vez menor de pessoas que frequentam as Igrejas.

Cada vez mais igrejas holandesas estão a ser transformadas em cafés, livrarias e outros espaços públicos como casas de espectáculos. Esta tendência surge num país onde 40 por cento da população se identifica como ateia e onde desde a década de 70 se assistiu ao encerramento de mais de 1000 igrejas.

Os exemplos de adaptações de igrejas para outros usos têm surgido cada vez mais no país: como exemplos existem o caso do Paradiso, antiga igreja do século XIX  localizada em Amesterdão, que agora é uma casa de espectáculos e a Selexys, uma livraria construída numa antiga igreja de Maastricht. É possível que estes espaços cresçam em número uma vez que, segundo alguns estudos realizados, o número de pessoas que afirmam não ter religião está a aumentar e, por isso, a frequentar menos as Igrejas.

About the Author

Ana Raquel Pinto

Licenciada em Ciências da Comunicação pelo ISCSP sempre vi o jornalismo como uma das melhores maneiras de conhecer o mundo

View all posts by

Leave a Comment

comm comm comm