Lua afasta-se da Terra a velocidade recorde

Written by  //  28 de Maio de 2013  //  Tecnociencia  //  No comments

terraA velocidade a que a Lua se está a afastar da Terra é a mais acelerada dos últimos 50 milhões de anos. Na origem do aumento da rapidez deste processo está o ciclo de marés criado diariamente pela gravidade da Lua.

A Lua está a afastar-se da Terra mais depressa do que nos últimos 50 milhões de anos, acredita Matthew Huber, paleoclimatologista da Universidade de Purdue. A gravidade da Lua influencia o ciclo diário de marés, que contribui para a dissipação da energia entre o satélite e a Terra. Este processo tem vindo a causar o afastamento da órbita da Lua a um ritmo de cerca de quatro centímetros por ano.

O ciclo de marés observado na Terra é alterado de forma directa pela gravidade da Lua e provoca mudança energéticas entre o satélite e a Terra. Com o aumento da dimensão do Atlântico Norte, as marés têm-se tornado mais fortes, influenciando a desaceleração do movimento de rotação do “planeta azul”.

A equipa de Huber criou modelos dos oceanos, como teriam existido há 50 milhões de anos, de forma a perceber de que forma a evolução da influência das marés na órbita da Lua. Segundo os investigadores, caso o ritmo de dissipação de energia se tivesse mantido constante, a Lua teria uma idade estimada de 1,5 mil milhões de anos. Foram, contudo, encontradas rochas lunares com 4,5 mil milhões de euros, provando que este processo tem vindo a sofrer alterações.

About the Author

Cátia Soares

Estudante de Ciências da Comunicação. Sonhadora nata com vontade de aprender mais sobre o mundo e o jornalismo através de projectos tão (dez) interessantes quanto este.

View all posts by

Leave a Comment

comm comm comm