Google quer balões a espalhar internet por todo o mundo

Written by  //  16 de Junho de 2013  //  Tecnociencia  //  No comments

balões de alta altitudeLevar a internet a todos os cantos do mundo é o desafio da Google. Para isso a gigante da internet pretende lançar balões de alta altitude de modo a criar uma rede Wi-Fi a nível mundial.

Actualmente são cerca de 4,8 mil milhões as pessoas que se encontram privadas do acesso á internet. A Google pretende acabar com esta realidade e criar uma rede global Wi-Fi, onde o mundo virtual passa a ser algo possível em qualquer canto do mundo. Para isso a gigante da internet pretende colocar na estratosfera balões de alta altitude a 60 mil pés (perto de 18 mil metros) acima do nível das águas do mar, para que estes venham a difundir internet por todo o mundo, sem custos e possibilitando uma navegação a uma velocidade igual ou até superior ao serviço de 3G.

O combustível destes balões é a energia solar, pois vão funcionar de acordo com a energia que conseguirem acumular através de painéis solares. Só em quatro horas cada balão conseguirá armazenar potência para um dia inteiro e terá capacidade para cobrir uma área duas vezes maior que a cidade de Nova Iorque.

Este trabalho é desenvolvido já há ano e meio e designa-se por “Projecto Loon”. Os testes já começaram, tendo sido primeiros aparelhos lançados esta semana na Nova Zelândia.

About the Author

Florbela Lourenço

Vinda do interior do país, estudo Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa. Gosto de ler, escrever e observar o que me rodeia. Tenho como objectivo trabalhar na área do jornalismo, sobretudo em televisão e/ou imprensa.

View all posts by

Leave a Comment

comm comm comm