Paulo Portas sai do Governo

Written by  //  2 de Julho de 2013  //  Por Perto  //  No comments


ppPaulo Portas, líder do CDS apresentou a Pedro Passos Coelho a sua demissão, pouco antes da hora marcada para Maria Luís Albuquerque tomar posse. Portas sai do Governo descontente.

Paulo Portas, ministro dos Negócios Estrangeiros, apresentou esta terça-feira a sua demissão ao primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho. Segundo Paulo Portas esta é uma decisão “é irrevogável” e o seu afastamento deve-se à solução encontrada para substituir Vítor Gaspar no Ministério das Finanças.

A maioria dos dirigentes do CDS viram-se surpreendidos com a decisão de Paulo Portas, tal como os seus colaboradores mais próximos. Portas contesta a escolha de Maria Luís Albuquerque para a pasta das Finanças pois, para o ministro, significa que o Passos Coelho assumiu ele mesmo a pasta das Finanças no plano político.

“A escolha feita pelo primeiro-ministro teria, por isso, de ser especialmente cuidadosa e consensual (…) Expressei, atempadamente, este ponto de vista ao primeiro-ministro, que, ainda assim, confirmou a sua escolha [de Maria Luís Albuquerque]. Em consequência, e tendo em atenção a importância decisiva do Ministério das Finanças, ficar no Governo seria um acto de dissimulação. Não é politicamente sustentável, nem é pessoalmente exigível”, afirma Paulo Portas. A saída do líder do CDS compromete a continuidade do Governo, uma vez que a saída do parceiro de coligação deixa não só o executivo fragilizado, mas também sem a maioria na Assembleia da República.

O anúncio da demissão de Portas ocorreu meia hora antes de Maria Luís Albuquerque tomar posse como ministra das Finanças. Paulo Portas tinha em mãos, neste momento, a elaboração do guião da reforma do Estado que devia ser apresentado no dia 15 deste mês.

About the Author

Daniela Santos

Sou a Daniela Santos, uma jovem estudante do curso de Administração Pública do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa. Futuramente, pretendo seguir a área de Gestão de Recursos Humanos. No entanto, o jornalismo é uma área que veio a despertar o meu interesse surgindo, deste modo, a oportunidade de me integrar neste projecto – “DezInteressante”.

View all posts by

Leave a Comment

comm comm comm