Etiqueta fluorescente dificulta vida a criminosos

Written by  //  8 de Julho de 2013  //  Tecnociencia  //  No comments

crimeDesenvolveu-se uma nova tecnologia que promete dificultar a vida aos criminosos. A etiqueta fluorescente vai ser um dos materiais de trabalho das equipas de que investigam os locais dos crimes.

Um grupo de cientistas está a desenvolver uma nova tecnologia para ajudar as equipas de investigação de crimes. Esta invenção é uma etiqueta fluorescente que facilita a identificação de impressões digitais em balas, facas e outros tipos de superfícies metálicas. Esta película traduz as impressões digitais para imagens cuja leitura é precisa em nanoescala.

Actualmente apenas dez por cento das impressões digitais nos locais dos crimes são suficientemente precisas para apresentar em tribunal, segundo um estudo da Universidade de Leicester, no Reino Unido. As equipas que se dedicam à investigação dos locais dos crimes (CSI – sigla em inglês) vão ser uns dos grupos mais ajudados por esta etiqueta fluorescente. Composta por polímetros electroactivos, a película não deixa que as impressões digitais sejam afectadas pelo pó, como acontece em muitas situações, de acordo com o site Mashable.

About the Author

Cátia Carmo

Praticante assídua de vários tipos de desporto e amante da escrita, desde os meus 11 anos que decidi lutar para conjugar, profissionalmente, estas minhas duas paixões através de uma só: o jornalismo. Agora estudante de Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa vejo, aos poucos, o sonho a tornar-se realidade.

View all posts by

Leave a Comment

comm comm comm