Cavaco Silva pede “compromisso de Salvação Nacional”
Written by Diana Rodrigues // 10 de Julho de 2013 // Por Perto // No comments
Cavaco Silva quer acordo entre os três partidos que assinaram o acordo da missão internacional: PSD, PS e CDS, para um “compromisso de Salvação Nacional”. O Presidente da República pondera eleições antecipadas mas só a partir de Junho de 2014.
Cavaco Silva quer um “compromisso de Salvação Nacional” entre os três partidos que assinaram o acordo de memorando com a troika, PSD, PS e CDS. O Presidente da República disse que “um cenário de eleições no actual contexto seria extremamente negativo no contexto nacional”, mas não exclui a hipótese de as realizar mas só em Junho de 2014, altura em que termina o plano de assistência financeira.
Cavaco Silva acredita que um entendimento entre os partidos é melhor solução, mas lembra que o compromisso tem de partir dos mesmos. “O Presidente da República não pode impô-lo aos partidos. Terão de ser os partidos a chegar um entendimento e perceber que esta é a solução que melhor serve os interesses dos portugueses”, afirmou.
Na sua declaração ao país, Cavaco Silva disse que o cenário de eleições antecipadas poderia comprometer as metas do país e a necessidade de um novo resgate financeiro internacional, que teria “condições mais rigorosas”. Para o Presidente da República, eleições antecipadas nesta altura iriam colocar em causa grande parte dos sacrifícios dos portugueses feitos até a agora.