Cientistas descobrem novo planeta azul

Written by  //  13 de Julho de 2013  //  Tecnociencia  //  No comments

5sf7kqo4xqbb60jvwprvt330z‘Júpiter Quente’ é o novo planeta azul, devido às altas temperaturas. Descoberto por cientistas do Reino Unido, encontra-se a 63 anos-luz de distância do Sistema Solar e tem algumas semelhanças com o planeta Terra.

O ‘HD 189733b’, um novo planeta, foi descoberto em 2005. Mas só recentemente, com o estudo baseado nas observações do telescópio Hubble da NASA é que um grupo de cientistas da Universidade de Oxford descobriu a sua cor real. O planeta é azul como a Terra.

Além da cor, os cientistas afirmam que o novo planeta, quando é visto directamente, é parecido ao planeta Terra. Contudo, as semelhanças acabam aí. O novo planeta apresenta temperaturas que podem chegar as 2 760°C, levando a que provavelmente não chova água, mas sim vidro, com ventos de 7 200 quilômetros por hora. Estas características vêm fazer com que este novo planeta seja designado de ‘Júpiter Quente’.

planeta

O planeta ‘HD 189733b’ está perto da sua estrela, a 4,6 milhões de quilómetros. Não tendo rotação, um lado está sempre claro e o outro sempre escuro. A cor azul provém do reflexo das gotas de vidro que se formam a partir da condensação das nuvens de partículas de silício com o calor.

About the Author

Ana Zayara Michelli

Foi pelo futebol que conheci o mundo do jornalismo e a partir daí tornou-se um sonho, um caminho a seguir. Praticante e apaixonada pelo desporto, encontro no mundo da comunicação a possibilidade de demonstrar este meu amor e levar as pessoas a perceberem o quanto é importante.

View all posts by

Leave a Comment

comm comm comm