Dezcoberta: Porque é que algumas aves roubam jóias?

Written by  //  18 de Julho de 2013  //  Dezcobertas  //  No comments

Se deixar a sua janela aberta, mesmo num décimo andar, guarde bem as suas preciosidades. Os ladrões com asas andam aí. Algumas espécies de aves sentem-se atraídas por objectos brilhantes e adoram coleccioná-los. Mas afinal para é que os querem?

Algumas espécies de corvos e papagaios não perdem a oportunidade de roubar jóias, moedas, talheres, bocados de alumínio e outros objectos brilhantes. Podem mesmo chegar a entrar em casas para os conseguir. Na verdade esta obsessão tem uma explicação simples.

corvo

Os rituais de acasalamento das aves são dos mais belos do mundo animal. Para atrair as fêmeas vale tudo, desde a exibição de penas coloridas, ninhos construídos com muita perícia, cantos complexos, danças intrincadas. Algumas espécies coleccionam objectos brilhantes para decorar os ninhos no sentido de atrair mais facilmente as fêmeas, defende Gerald Borgia, biólogo da Universidade de Maryland.

bower nestConstrução decorada de pássaro-cetim

suberbAve-do-paraíso exibe as suas penas

fragataFragata-comum ostenta o seu papo vermelho

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPavão exibe as suas penas

About the Author

Filha de pai argelino e mãe portuguesa. Vivi em França, Marrocos e actualmente Portugal. Estudei Ciências e Tecnologias na ESJBV e tirei o curso de Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa.

View all posts by

Leave a Comment

comm comm comm