Dezcoberta: Porque é que a ferradura traz boa sorte?

Written by  //  5 de Agosto de 2013  //  Dezcobertas  //  No comments

A ferradura é considerada o amuleto mais universal de sempre. O físico Charles Panati explica porque é que muitas pessoas acreditam que traz boa sorte,  no livro “Origens Extraordinárias de Coisas Quotidianas”.

A ferradura foi introduzida na cultura ocidental pelos gregos, no século IV. Eles acreditavam que era um objecto com poderes mágicos por ser de ferro, conhecido por afastar o mal, e por ter a forma da lua crescente, um símbolo de fertilidade e prosperidade.

ferradura

Na idade média, quando se espalhou o medo da magia negra, acreditava-se que as bruxas viajavam em vassouras por temerem cavalos. Então, era costume pregar ferraduras nos caixões das mulheres acusadas de bruxaria para que não ressuscitassem.

 bruxa

Os poderes associados às ferraduras levaram as pessoas a pendurá-las à entrada de casa para afastar o mal. As pontas tinham que ficar voltadas para cima ou a magia ficava sem efeito. A tradição permaneceu até aos dias de hoje.

About the Author

Filha de pai argelino e mãe portuguesa. Vivi em França, Marrocos e actualmente Portugal. Estudei Ciências e Tecnologias na ESJBV e tirei o curso de Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa.

View all posts by

Leave a Comment

comm comm comm