Lisboa vai ter só uma urgência nocturna completa

Written by  //  14 de Agosto de 2013  //  Por Perto  //  No comments

UrgênciaA partir de 2 de Setembro, a zona da grande Lisboa só vai poder contar com uma única urgência nocturna com todas as especialidades. A Ordem dos Médicos nega ter tido conhecimento desta reforma e afirma ter sido uma medida “imposta”.

Faltam menos de 20 dias para que Lisboa passe a ter apenas uma urgência nocturna com todas as especialidades médicas. A Ordem dos Médicos vê esta medida como algo “inadmissível”, sobretudo por ter sido “imposta” a tão pouco tempo de entrar em vigor. No entanto, o Governo indica que este será um processo gradual, entrando a urgência em funcionamento de forma faseada.

Para organizar esta nova urgência foram contabilizados o número de médicos disponíveis e o número de doentes habitualmente atendidos durante o período nocturno, segundo a Administração Regional de Saúde (ARS) e a região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT). No entanto, “a Ordem não teve conhecimento do plano, não foi consultada, desconhecemos algum tipo de estudo relativamente a esta reforma”, disse José Manuel Silva, bastonário da Ordem dos Médicos.

José Manueal Silva afirmou ainda que “a actuação ARS significa que a razão que preside a esta modificação é financeira e não médica”. O bastonário considera “inadmissível” o facto de só agora se ter tomado conhecimento desta remodelação que para a Ordem “não é reforma nenhuma”.

About the Author

Florbela Lourenço

Vinda do interior do país, estudo Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa. Gosto de ler, escrever e observar o que me rodeia. Tenho como objectivo trabalhar na área do jornalismo, sobretudo em televisão e/ou imprensa.

View all posts by

Leave a Comment

comm comm comm