Economia portuguesa cresce 1,1 por cento no segundo trimestre

Written by  //  14 de Agosto de 2013  //  Por Perto  //  No comments

dinheiroDepois de dois anos e meio a cair, a economia portuguesa vê finalmente uma luz ao fundo do túnel. Segundo dados do INE o PIB aumentou 1,1 por cento no último trimestre, sendo que Portugal apresentou o maior crescimento dos países da União Europeia.

Durante os meses de Abril a Junho o PIB português aumentou 1,1 por cento. Os dados são do Instituto Nacional da Estatística (INE) e mostram que, depois de dez trimestres seguidos com resultados negativos, Portugal chega finalmente ao crescimento económico.

Para esta subida, o relatório do INE dá como explicação a “redução menos acentuada do investimento”, bem como a “aceleração expressiva das exportações de bens e serviços”. Mas apesar da subida no último trimestre, face aos primeiros três meses do ano, os dados do INE são claros: mostram também que, em termos homólogos, o PIB português continua em queda.

Na reacção a estes números, o Governo não esconde o optimismo, mas explica que os resultados positivos devem ser vistos com prudência. “Quero continuar a usar tom de prudência, de moderação porque os dados têm de ser consolidados e confirmados para verdadeiramente se poder começar a falar de estabilização económica”, explicou Pires de Lima, Ministro da Economia.

A oposição desvaloriza os resultados. PS diz que os números são pouco expressivos quando na verdade falamos de um PIB que, quando comparado com o mesmo período do ano passado, continua a descer. José Junqueiro do Partido Socialista, explica: “É um contentamento descontente. Um indicador positivo de um trimestre relativamente a um primeiro péssimo. Depois vem a verdade crua das coisas: uma economia que afundou 2 por cento face ao período homólogo do ano anterior”.

About the Author

Diana Rodrigues

Aspirante a Jornalista, estudo Ciências da Comunicação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Apaixonada pela escrita e tudo o que ela envolve. Escrevo, leio e danço. Um caderno, um lápis, um livro e um mp3 são objectos essenciais. Fernando Pessoa dizia "Tenho em mim todos os sonhos do mundo", e apesar de não ter pessoas a viver dentro de mim, os sonhos também os tenho.

View all posts by

Leave a Comment

comm comm comm