“Linhas de Wellington” é candidato a representar Portugal nos Óscares

Written by  //  15 de Setembro de 2013  //  Por Perto  //  No comments

As-Linhas-de-Wellington-poster-1O filme realizado pela chilena Valeria Sarmiento é candidato às nomeações para o Óscar  de Melhor Filme Estrangeiro.

“Linhas de Wellington” era uma obra inacabada do realizador Raúl Ruiz, que faleceu antes de conseguir concluí-la. Sendo assim, finalizada pela viúva do cineasta, Valeria Sarmiento.

A obra produzida por Paulo Branco e com argumento de Carlos Saboga, rodada largamente em Torres Vedras, estreou-se no Festival de Veneza de 2012. Retrata um episódio da história de Portugal, no início do século XIX, nomeadamente a terceira invasão francesa, quando o general Arthur Wellesly socorreu-se das fortificações das Linhas de Torres Vedras ao liderar um exército anglo-português.

A longa-metragem foi escolhida pelo júri da Academia Portuguesa de Cinema, que afirmou ser uma produção onde “o cinema, a História e Portugal se encontram numa visão trágica da condição humana e da dura realidade da guerra que az reflectir sobre os êxodos contemporâneos de países em guerra”.

Linhas_de_Wellington_Valeria_Sarmiento

Segundo Paulo Branco, o filme “chama a atenção para um episódio histórico importantíssimo, desconhecido internacionalmente”. A cerimónia da edição de 2014 dos Óscares será apresentada por Ellen DeGenere no dia 2 de Março.

About the Author

Ana Zayara Michelli

Foi pelo futebol que conheci o mundo do jornalismo e a partir daí tornou-se um sonho, um caminho a seguir. Praticante e apaixonada pelo desporto, encontro no mundo da comunicação a possibilidade de demonstrar este meu amor e levar as pessoas a perceberem o quanto é importante.

View all posts by

Leave a Comment

comm comm comm