“Lapa” é o novo dispositivo que impede a perda de objectos

Written by  //  28 de Setembro de 2013  //  Tecnociencia  //  No comments

lapaPode colá-la ao telemóvel, às chaves ou ao que quiser. A “lapa” é um novo dispositivo, inventado por quatro portugueses, que permite localizar o item perdido através de uma aplicação para smartphones.

Com a “Lapa” nunca mais vai perder as chaves, o telemóvel ou até ficar sem saber onde anda o seu cão quando o for passear. Este novo dispositivo, quando colado ao item pretendido, permite saber onde este se encontra a qualquer momento. A invenção é de quatro jovens portugueses formados nas mais diversas áreas a nível superior.

O dispositivo foi inspirado nas famosas lapas que se agarram “de unhas e dentes” às rochas da praia. Dado o seu tamanho e formato, a “lapa” permite colar-se a qualquer coisa, até mesmo a roupas ou pessoas.

Em permanente contacto com o smartphone (Android ou iOS), o utilizador é alertado cada vez que se afasta do objecto, impedindo que o perca. A aplicação vai actualizando a informação dos itens marcados, registando a última localização.

Este dispositivo já se encontra disponível para quem o queira adquirir, sendo possível fazer uma pré-encomenda na página do projecto. Cada “lapa” tem um custo de 16 euros, visto que o grupo de quatro amigos necessita de financiamento para dar início á comercialização apesar de já terem conseguido uma parceria com uma multinacional que fica responsável pelo desenvolvimento, produção e certificação dos dispositivos.

About the Author

Florbela Lourenço

Vinda do interior do país, estudo Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa. Gosto de ler, escrever e observar o que me rodeia. Tenho como objectivo trabalhar na área do jornalismo, sobretudo em televisão e/ou imprensa.

View all posts by

Leave a Comment

comm comm comm