Enfermeiros em greve nacional durante cinco dias

Written by  //  4 de Outubro de 2013  //  Por Perto  //  No comments

médicoGreve vai ser dividida pelas várias zonas do país. O protesto em Outubro deve-se à passagem das 35 para as 40 horas de trabalho semanais.

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses convocou greves entre os dias 15 e 22 de Outubro em protesto contra a passagem do regime de trabalho de 35 para 40 horas semanais. Num comunicado feito na conferência de imprensa desta Sexta-feira, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) reuniu com o Ministério da Saúde e com o Ministério das Finanças onde exigiu a discussão de um regime de trabalho de 35 horas para todos os enfermeiros do Serviço Nacional de Saúde (SNS), bem como uma nova grelha salarial.

Citado pela TSF, José Carlos Martins, dirigente do sindicato, disse que o Governo não aceitou negociar todas as matérias do caderno reivindicativo dos sindicatos e que o Ministério da Saúde pretendia um acordo de paz social, enquanto decorressem as negociações. “Se os ministérios da Saúde e Finanças assumirem a negociação objectiva e concreta de cada uma das matérias, e com um calendário ajustado, equacionamos a não realização da greve”, admitiu José Carlos Martins.

O ministro da Saúde já reagiu, afirmando que as negociações com os enfermeiros prosseguem para que se consiga evitar uma greve que causará “prejuízos em termos assistenciais”. O sindicato tem greves previstas entre as 8h e as 12h distribuídas das seguintes formas: dia 15 de Outubro em Santarém, Lisboa, Setúbal e Madeira, dia 16 em Portalegre, Évora e Beja, dia 17 no Algarve e Açores, dia 18 nas instituições da zona centro do país e dia 22 em Viana do Castelo, Braga e Porto.

About the Author

Daniela Santos

Sou a Daniela Santos, uma jovem estudante do curso de Administração Pública do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa. Futuramente, pretendo seguir a área de Gestão de Recursos Humanos. No entanto, o jornalismo é uma área que veio a despertar o meu interesse surgindo, deste modo, a oportunidade de me integrar neste projecto – “DezInteressante”.

View all posts by

Leave a Comment

comm comm comm