“Jesus” é “Lesus” em moeda comemorativa

Written by  //  12 de Outubro de 2013  //  De Longe  //  No comments

uma-colecao-de-medalhas-oficiais-do-primeiro-ano-de-pontificado-do-papa-francisco-teve-a-distribuicao-suspensa-pelo-vaticano-por-trazer-escrito-a-palavra-lesus-em-vez-de-jesus-1381497584629_300x300Vaticano chama “Jesus” de “Lesus” em moeda comemorativa. O erro pode valer uma fortuna aos quatro únicos compradores.

Uma colecção de moedas oficiais do primeiro ano de pontificado do papa Francisco viu a distribuição suspensa pelo Vaticano por trazer escrito a palavra “Lesus” em vez de “Jesus”. Um erro na escrita fez com que seis mil cópias da moeda fossem retiradas do mercado.

As moedas produzidas em ouro, bronze e prata, são da responsabilidade da Casa da Moeda Italiana e estavam em circulação desde o último dia 8 de Outubro, dentro de entidades como a Administração do Património da Sé Apostólica e a Livraria Editora Vaticana. No verso da moeda, o erro aparece na inscrição em latim “Vidit ergo Lesus publicanum et quia miserando atque aligendo vidit, ait illi sequere me”.

O lucro obtido com a venda dos exemplares é uma importante fonte de receitas para o Vaticano, que está a passar por um processo de revisão de contas sob a chefia do Papa Francisco. O caso provocou um pequeno reboliço no Vaticano e quem pode celebrar este erro são os quatro compradores da moeda, pois esta vai passar a valer uma fortuna pela sua raridade e valor histórico que adquirirá.

About the Author

Daniela Santos

Sou a Daniela Santos, uma jovem estudante do curso de Administração Pública do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa. Futuramente, pretendo seguir a área de Gestão de Recursos Humanos. No entanto, o jornalismo é uma área que veio a despertar o meu interesse surgindo, deste modo, a oportunidade de me integrar neste projecto – “DezInteressante”.

View all posts by

Leave a Comment

comm comm comm