Prémio Nobel da Economia atribuído a norte-americanos

Written by  //  15 de Outubro de 2013  //  De Longe  //  No comments

alfred_nobelRobert Shiller, Lars Peter Hansen e Eugene Fama foram distinguidos pela Academia Sueca. A análise do comportamento dos mercados por períodos longos valeu-lhes o prémio.

O Prémio Nobel da Economia foi esta segunda-feira atribuído a três norte-americanos, Lars Peter Hansen, Eugene Fama e Robert Shiller. Os dois primeiros pertencem à Universidade de Chicago e o último à Universidade de Yale. Os três economistas distinguidos pela Academia Sueca têm direito a um prémio de 1,25 milhões de dólares (equivalente a cerca de 92 milhões de euros), segundo a agência ‘Reuters’.

As personalidades distinguidas, desenvolveram os fundamentos para a compreensão actual dos preços dos activos que dependem, em parte, nas flutuações do risco e atitudes de risco por parte dos investidores, e, por outro lado, nas tendências comportamentais e conflitos de mercado. Com o nome oficial de ‘Sveriges Riksbank Prize in Economic Sciencies’, o Prémio Nobel da Economia foi criado em 1968, em memória de Alfred Nobel e, até aos dias de hoje, já distinguiu 74 figuras.

Os galardoados deste ano confirmam o domínio dos norte-americanos nos Nobel da Economia. Nos últimos 10 anos, 19 dos 21 distinguidos são dos EUA. Com a atribuição deste Nobel, fica concluída a ronda de prémios da academia sueca para 2013.

Lista dos premiados nos últimos dez anos:
2012 – Alvin Roth, Lloyd Shapley
2011 – Thomas Sargent, Christopher Sims
2010 – Peter A. Diamond, Dale T. Mortensen, Christopher A. Pissarides
2009 – Elinor Ostrom, Oliver E. Williamson
2008 – Paul Krugman
2007 – Leonid Hurwicz, Eric S. Maskin, Roger B. Myerson
2006 – Edmund S. Phelps
2005 – Robert J. Aumann, Thomas C. Schelling
2004 – Finn E. Kydland, Edward C. Prescott
2003 – Robert F. Engle III, Clive W.J. Granger

About the Author

Daniela Santos

Sou a Daniela Santos, uma jovem estudante do curso de Administração Pública do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa. Futuramente, pretendo seguir a área de Gestão de Recursos Humanos. No entanto, o jornalismo é uma área que veio a despertar o meu interesse surgindo, deste modo, a oportunidade de me integrar neste projecto – “DezInteressante”.

View all posts by

Leave a Comment

comm comm comm