Escove os dentes e livre-se de ataques cardíacos e AVCs

Written by  //  11 de Novembro de 2013  //  Tecnociencia  //  No comments

escovarLavar os dentes diariamente ajuda a prevenir ataques cardíacos e AVCs. Segundo um estudo da Columbia University, os problemas nas gengivas estão relacionados com a aterosclerose, uma doença inflamatória nos vasos sanguíneos.

Escovar os dentes diariamente ajuda na prevenção de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs), garante um estudo efectuado na Columbia University, em Nova Iorque. O risco diminui porque uma boa higiene oral ajuda a diminuir as bactérias responsáveis pela obstrução e endurecimento das artérias.

O estudo analisou a saúde oral de 420 adultos, durante três anos, e as conclusões fazem os especialistas afirmem que o nível crescente de bactérias a nível oral tendem a formar coágulos nas artérias. O estudo revelou também que o simples acto de escovar os dentes duas vezes por dia impede que mais de 700 tipos de bactérias entrem na corrente sanguínea.

“Estes resultados são importantes na medida em que a aterosclerose (doença inflamatória nos vasos sanguíneos que leva ao estreitamento das artérias) tende a progredir paralelamente com outro tipo de patologias clínicas”, afirma Moïse Desvarieux, da Columbia niversity. Estes resultados têm surpreendido os especialistas da área, Nigel Carter, chefe executivo da British Dental Health Foundation caracteriza esta descoberta como “absolutamente inovadora”.

About the Author

Florbela Lourenço

Vinda do interior do país, estudo Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa. Gosto de ler, escrever e observar o que me rodeia. Tenho como objectivo trabalhar na área do jornalismo, sobretudo em televisão e/ou imprensa.

View all posts by

Leave a Comment

comm comm comm