Português compra escadaria da Torre Eiffel em leilão

Written by  //  26 de Novembro de 2013  //  Falando Disso  //  No comments

ng2896743Um coleccionador português gastou cerca de 220 mil euros na compra de uma secção da escadaria da Torre Eiffel. O homem disputou a compra com outros sete interessados no leilão.

Um português comprou um lanço de escadas da Torre Eiffel, com 19 degraus, por 220 mil euros. A aquisição foi feita, esta segunda-feira, num leilão em Paris. A peça, de 750 quilos e 19 degraus, com altura de três metros e meios, foi leiloada pela casa de leilões Artcurial.

A secção da escadaria da Torre Eiffel estava avaliada entre 20 mil e 30 mil euros. O lanço compõe a escada em espiral que ligava o segundo ao terceiro andar do monumento construído por Gustave Eiffel, para a Exposição Universal de 1889, em Paris.

Esta secção fazia parte da escadaria que ligava o primeiro e o segundo andares da torre, de onde foi retirada em 1983 por razões de segurança, nesse ano, as novas normas de segurança forçaram ao desmantelamento daquela escadaria que foi dividida em 24 partes.

Uma das partes ainda foi mantida no primeiro andar da torre e três foram oferecidas a museus franceses: Orsay Paris, La Villette e Museu da História de Ferro. Os restantes vinte elementos foram leiloados em 1983 e esta secção em particular veio de uma colecção particular da Suíça.

 

About the Author

Daniela Santos

Sou a Daniela Santos, uma jovem estudante do curso de Administração Pública do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa. Futuramente, pretendo seguir a área de Gestão de Recursos Humanos. No entanto, o jornalismo é uma área que veio a despertar o meu interesse surgindo, deste modo, a oportunidade de me integrar neste projecto – “DezInteressante”.

View all posts by

Leave a Comment

comm comm comm