E se Portugal tivesse ajudado a Finlândia com toneladas de roupa e comida?

Written by  //  7 de Maio de 2011  //  Especial Eleições Antecipadas, Por Perto  //  No comments

É um novo sucesso das redes sociais. Um vídeo que mostra “o que devem saber os finlandeses sobre Portugal”. O ponto principal e com o qual termina o filme: Portugal enviou toneladas de ajuda à Finlândia quando o país precisou.

Um vídeo que marca vários feitos e números de Portugal: os descobrimentos, as vitórias desportivas, os portugueses espalhados pelo Mundo e até mesmo as acções de solidariedade do país. E é exactamente esse o ponto principal. O vídeo termina com um facto histórico. Em 1940, Portugal reuniu toneladas de comida e roupa para um país “pobre e periférico”: a Finlândia. Esta ajuda teve como objectivo auxiliar a Finlândia na altura da guerra com a Rússia no Inverno de 1940-41.

A Finlândia chegou mesmo a enviar um agradecimento que foi publicado pelo Diário de Notícias a 21 de Abril de 1940. O documento foi assinado pelo representante do país em Lisboa, onde diz que “nunca poderá o povo finlandês esquecer a nobreza de tal atitude”.

Este vídeo surge numa altura em que o empréstimo de 78 mil milhões de euros que Portugal acordou com as instituições internacionais está dependente da resposta da Finlândia. A grande maioria dos deputados do país não aceita participar neste pacote. Segundo as regras da Europa, basta um veto para que o resgate seja bloqueado.

About the Author

Diogo Carreira

Sempre sem juízo, numa luta constante pela liberdade de imprensa e de expressão. Jornalista profissional desde 2008, mas com o bichinho da escrita e da imagem desde os gloriosos anos da primária. O gravador em mini K7 transformou-se num iPhone, a máquina fotográfica de rolo é agora uma digital. O papel e caneta? Esses são os mesmos.

View all posts by

Leave a Comment

comm comm comm