PSD ganha com o PS a perder meio milhão de votos

Written by  //  7 de Junho de 2011  //  Especial Eleições Antecipadas, Noite eleitoral, Por Perto  //  1 Comment

O PSD cantou vitória na noite de Domingo. O PS perdeu meio milhão de votos e vai decidir quem será o novo líder.

O partido de Pedro Passos Coelho tem agora 105 deputados na nova disposição do parlamento, ao chegar perto dos 39 por cento, com mais de dois milhões de votos. Este número é superior ao que o PS teve em 2009, quando Sócrates perdeu a maioria e ficou com 97 mandatos, mais de 36 por cento. Agora, o partido que espera por um novo líder tem 73 deputados. Perdeu mais de meio milhão de eleitores.

O CDS cresceu de quase 11 para quase 12 por cento, mais de 59 mil novos eleitores, o que significa mais três deputados, chega assim aos 24. Exactamente os mesmos que têm a CDU e o Bloco de Esquerda juntos.

Foi à esquerda que se verificou a maior queda. Francisco Louçã sofreu uma derrota. Perdeu perto de 270 mil eleitores e passou de quase 10 para 5,19 por cento. Tem agora metade dos deputados: ficou com apenas oito.

A CDU cresceu, tem agora mais um assento no parlamento, chegou aos 16 mas ainda assim com menos votos. Sofreu uma queda de quase seis mil eleitores, ficando com quase oito por cento.

Fica assim no parlamento uma maioria entre CDS e PSD. Resta agora saber de que forma será formado o próximo governo.

Dos partidos que não chegaram a eleger deputados, fica em primeiro lugar o PCTP/MRPP, com 1,13 por cento, mais do que em 2009. Uma das surpresas da noite foi o PAN, que conseguiu mais de um por cento dos votos. De destacar a queda do MEP, que apesar de ter tido direito a debates televisivos caiu abaixo dos 22 mil votos.

Falta ainda apurar os círculos eleitorais do estrangeiro e realizar votações em duas freguesias. Números que não vão ter grande peso já que significam apenas quatro mandatos.

 

About the Author

Diogo Carreira

Sempre sem juízo, numa luta constante pela liberdade de imprensa e de expressão. Jornalista profissional desde 2008, mas com o bichinho da escrita e da imagem desde os gloriosos anos da primária. O gravador em mini K7 transformou-se num iPhone, a máquina fotográfica de rolo é agora uma digital. O papel e caneta? Esses são os mesmos.

View all posts by

One Comment on "PSD ganha com o PS a perder meio milhão de votos"

  1. José da Cruz Boavida 11 de Junho de 2011 às 0:17 · Responder

    este ganhar e perder que dura à trinta e cinco anos é conseguido através da mentira política, porque estes partidos não têm na sua raiz governarem para a maioria e assim não põem o estado ao serviço. mas mantêm-no ao serviço do capitalismo liberal e selvagem. Por isso eu digo os portugueses vivem vuma demucracia política (musculada) e numa plena ditadura económica. Estes partidos pol’iticos desde o primeiro governo constitucional,(Mário Soares), até este último de Sócrates deixaram cair os seus princípios programáticos do Socialismo e da Social Democracia (Sócrates chegou no seu primeiro governo num TGV sem travões), asstm ficamos nesta desgraça, ohde os”patrióticos” banqueiros nos obrigaram a perder a soberania nacional arruinando o País metendo-nos nas garras do FMI/Banco Europeu.Este sistema e esta política económica é DESUMANA PORQUE NÃO RESPEITA O PRIMEIRO DIREITO DO HOMEM O DIRTEITO AO TRABALHO-

Leave a Comment

comm comm comm